Natividade de São João Batista
Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista
que, ao lado da Virgem Maria, são os únicos em que a liturgia lembra o seu aniversário natalício.
São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem
revelou o seu nome ao pai Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem
um filho.
Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria
participado da vida monástica de uma comunidade rigorista que na beira do Rio Jordão ou Mar
Morto viviam em profunda penitência e oração. Pode-se concluir isso a partir do texto de Mateus:
“João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se
de gafanhotos e mel silvestre”.
O que tornou este santo tão importante para a história do Cristianismo é que, além de
ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor através
de suas pregações que chamavam à mudança de vida e batismo de penitência (por isto Batista).
Como nos ensinam as Sagradas Escirturas: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão;
mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as
sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mt 3,11).  Os Evangelhos nos revelam a
inauguração da Missão Salvífica de Jesus, a partir do Batismo recebido pelas mãos do precursor
João e manifestação da Trindade Santa.
São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em
sentido descendente, a fim de que somente o Cristo aparecesse. Grande anunciador do Reino
e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de
Herodes, e acabou decapitado devido o ódio de Herodíades, mas morreu na santidade e
reconhecimento do próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher,
não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mt 11,11).
São João Batista, rogai por nós!
Fonte: Comunidade Canção Nova
Aqui está alguns desenhos para colorir.
 


 

0 comentários: